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20 definições fundamentais para o comércio eletrônico




A internet tem cá seus termos específicos. Para quem está começando agora no e-commerce – ou planejando sua entrada no comércio eletrônico – seguem 20 termos muito usados.

I – Hospedagem

1- Servidor dedicado

Um serviço em que o cliente aluga com exclusividade uma máquina (o servidor) o software e a ligação à Internet. Paralelamente pode contratar um serviço de manutenção do servidor prestado pela própria empresa de hospedagem.

2- Servido partilhado ou compartilhado

Às vezes também chamado hospedagem virtual, basicamente significa que o nosso site está a partilhar recursos com outros sites, que ficam no mesmo servidor.

3- Hospedagem virtual

É um serviço que inclui funções de servidor Web e ligação à Internet. É, muitas vezes, a opção de pequenas empresas ou de indivíduos que não querem comprar e manter o seu próprio servidor.

4- Alojamento Web

É a prestação de serviços como aluguel de espaço num servidor, serviços Web, e manutenção de componentes dos sites de empresas que não tencionam ter os seus próprios servidores Web.

5- Servidor Web

É um computador que fornece páginas Web. Todos os servidores têm um endereço IP, e possivelmente um nome de domínio. Quando um usuário digita num navegador uma URL, este envia um pedido ao servidor onde o nome de domínio está alojado para apresentar a página.
Qualquer computador pode ser um servidor Web, desde que tenha o software adequado e conexão à Internet.

II – Termos sobre processos de e-Commerce

6-  Login

Ato de fornecer a um sistema os dados necessários para acesso. Como o que o sistema pede é normalmente um username (nome de utilizador) e uma password (senha). Também se utiliza o termo login para caracterizar o conjunto username e password.

7- Credit Card Interchange

Intercâmbio gerado entre todas as organizações envolvidas na transação de e-commerce, nomeadamente:

a. O banco do titular do cartão;

b. O gateway de pagamento;

c. O emissor do cartão;

d. O banco do comerciante.

8- Gateway de pagamento

Serviço prestado por uma organização externa que automatiza a transação financeira entre o comerciante e o cliente. O termo gateway de pagamento também é utilizado para designar o sistema que processa, verifica, aceita ou recusa as transações dos cartões de crédito em nome do comerciante através de ligações seguras de Internet.

9 – Merchand Account

Conta bancária em nome do comerciante destinada a aceitar pagamentos por cartão de crédito e outros tipos de pagamento eletrônico.

10- Carrinho de compras

Software que funciona como catálogo e base de processamento de encomendas. Trata-se duma interface entre o site do comerciante e outras infra-estruturas como um ERP ou CRM e o gateway de pagamento, que permite aos consumidores escolher os produtos, fazer a correções e o pagamento de suas compras.

11- Chargeback

Chargeback é um mecanismo criado para proteção do consumidor, através do qual ele pode pedir junto do seu banco a devolução dum débito feito através do seu cartão de crédito.
As razões principais para o procedimento de chargeback são:

a. Técnicas – Cartão expirado, fundos insuficientes ou erro no processamento bancário.

b. Administrativas – Faturamento duplicado, valor incorreto ou reembolso nunca processado.

c. Qualitativas – O consumidor reclama não ter recebido os bens tal como prometido no ato da compra.

d. Fraudulentas – O consumidor reclama que não autorizou a compra.

12- CVV / CVC 2

Siglas também conhecidas por código de segurança. Trata-se dum número composto por três dígitos impressos no verso do cartão, a seguir ao número do cartão, do lado direito da faixa da assinatura.

III - Padrões e protocolos de e-Commerce

13 – EDI – Electronic Data Interchange

É um padrão para a transferência de dados entre diferentes empresas usando redes públicas de computadores. Através dele são estruturados sistemas para processamento de encomendas, faturas e pagamentos, através de aplicativos.

14 – PCI-DSS – Payment Card Industry – Data Security Standard

Trata-se dum padrão que todas as organizações, incluindo lojistas online, tem de seguir quando armazenam, processam e transmitem dados dos cartões de crédito dos seus clientes.

15 – SSL – Secure Sockets Layer

SSL é um protocolo para transmissão privada de documentos pela Internet através dum sistema criptográfico. É usado para o envio de dados sensíveis de um browser para um servidor Web, tais como informações sobre cartões de crédito, senhas e operações financeiras em geral.

16 – HTTPS – Hypertext Transfer Protocol Secure

Padrão que define a transmissão de informação pela Internet utilizando protocolos de segurança.

17 – IP – Internet Protocol

Protocolo que define o formato e a sequência de troca de mensagens entre computadores na Internet. Este termo também é usado para Endereço IP, que consiste numa identificação numérica que identifica e indica o local de determinado equipamento

18 – SET – Secure Electronic Transaction

Protocolo celebrado pela VISA, American Express, MasterCard, IBM, Microsoft e Netscape, que garante transações seguras com cartão de crédito na Internet. Baseia-se na utilização de certificados digitais que garantem a segurança da transação, validando o detentor do cartão e o comerciante.

É garantida a confidencialidade e segurança nas mensagens transmitidas, pois toda a informação é cifrada através de uma chave pública que, depois de enviada, só pode ser decodificada com uma chave privada.

19 – TLD – Top Level Domain

Última parte dum domínio Web. Cada país tem um domínio de topo. Por exemplo:

- BR – Brasil;

- uk – Reino Unido;

- us – Estados Unidos.

Outros TLD’s:

- com – Organizações comerciais;

- edu – Universidades;

- gov – Organismos do governo;

- mil – Organismos militares;

- net – Fornecedores de serviço Internet;

- org – Organizações sem fins lucrativos.

20 – URL – Uniform Resource Locator

O mesmo que endereço eletrônico. É o conjunto de caracteres usado pelos navegadores (quer através do protocolo HTTP, ou de outros, como FTP ou HTTPS) para identificar uma página específica. Tem uma estrutura normatizada, para que cada URL represente um endereço único em toda a Internet.

Exemplo: http://news.google.pt/

Via: Portal WebMarketing

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