Ajuda

Gateway x Intermediadores

Você conhece todas as diferenças entre um gateway de pagamentos como o CobreDireto e um intermediador, como o PagSeguro?

Vamos tratar das principais diferenças e vantagens em se utilizar um ou outro – e porque não os dois? – em sua loja virtual, com um destaque maior a uma questão de extrema importância: A liberdade de escolha para o seu cliente.

Não há melhor ou pior

É muito importante iniciarmos este artigo com uma afirmativa direta: Não há a questão de uma ferramenta ser melhor do que a outra, mas sim de qual a situação atual do seu e-commerce tem mais demanda. Basicamente, estamos lidando com perfis diferentes de empresas e produtos, afinal o PagSeguro é uma empresa financeira, que funciona como um intermediador de transações, ou seja, uma empresa de negócios e valores que recebe os pagamentos dos compradores e os repassa aos vendedores, de forma online, através de uma conta virtual.

Já o CobreDireto serve como gateway de pagamentos, ou seja, é um sistema web que faz a interconexão entre o seu comércio eletrônico e os sistemas dos principais meios de pagamento, como cartões de crédito, bancos e boletos bancários. Assim, podemos definir que o PagSeguro é uma empresa de negócios financeiros e o CobreDireto um produto de negócios tecnológicos com a finalidade de conectar o seu e-commerce às instituições bancárias.

Personalização

No PagSeguro, como trata-se de uma empresa financeira, os contratos com as operadoras de cartões de crédito já estão pré-definidos e são repassados aos lojistas como taxas fixas, ou seja, você tem uma tabela determinada e, de acordo com a progressão de suas vendas, a taxa diminui. Como o PagSeguro tem como meio de lucro a transação financeira de fato, as taxas são um pouco maiores do que as que você conseguirá negociar diretamente com as instituições financeiras, mas há também as suas vantagens que trataremos no próximo tópico. Uma vantagem interessante do PagSeguro é que, num só lugar, você já tem diversos meios de pagamento (13) disponíveis, sem precisar contratar os serviços separadamente.

O CobreDireto, por sua vez, é uma empresa de tecnologia, portanto a nossa relação com as instituições bancárias é feita de forma a garantir o pleno funcionamento da conexão tecnológica da sua loja com os seus sistemas de segurança. Você, neste caso, tem total liberdade para contratar apenas as bandeiras que os seus clientes mais utilizam e, principalmente, negociar as taxas diretamente com as operadoras, obtendo consideráveis descontos.

A Segurança

O PagSeguro possui um sistema de segurança acoplado e, como diferencial de mercado, assume o risco de uma transação, ou seja, 100% de suas transações são resguardadas e o vendedor não arca prejuízo algum. Se uma fraude, por ventura, passar pelo sistema de detecção do PagSeguro, este assume toda a responsabilidade pelo retorno financeiro do valor fraudado, ou seja, o vendedor não perde o produto, muito menos o dinheiro da transação. Todo o processo é medido por meio de disputas, onde as partes que se sentirem lesadas entram em contato com o PagSeguro e abrem um processo de conciliação para que as provas de envio da mercadoria, pagamento, dentre outras, possam ser analisadas.

O CobreDireto, por ser um sistema de interligação técnica entre a sua loja e as operadoras, não possui o mesmo formato de garantia do PagSeguro, afinal nós, em momento algum, lidamos com os valores da transação, apenas os repassamos às insituições bancárias. O formato de pagamento do CobreDireto se diferencia do PagSeguro por uma questão: Aqui, há uma tarifa fixa (a partir de R$ 0,65) por transação efetuada pela sua loja, enquanto no PagSeguro é cobrado um valor percentual sobre cada venda (que vai de 1.9% até 6.4%).

A Forma de Recebimento

No PagSeguro, como são intermediadores de pagamentos, o comprador paga pelo produto e o PagSeguro, como garante o processo de toda a transação, libera o valor para ser utilizado na conta virtual do vendedor em 14 dias corridos. Note que, em muitos contratos diretos com operadoras bancárias, o reembolso vem apenas depois de 30 dias. Outro fator positivo com relação ao Pagseguro é o recebimento integral, ou seja, por mais que o seu cliente compre um produto parcelado, você recebe o valor integral de uma só vez – claro, com os descontos da transação. É mais comodidade e garantia de capital para recompra de estoque.

Como o CobreDireto é um gateway de pagamentos, toda a questão financeira deve ser negociada diretamente com a sua operadora de cartão ou banco, porém todo o processo da transação é feito diretamente para a sua conta corrente, ou seja, uma vez o valor pago, de acordo com o seu contrato, o valor cai diretamente na conta da sua empresa e já pode ser movimentado em questão de poucos dias. Como dissemos, este é um ponto que não depende apenas do CobreDireto, mas sim do seu contrato com a sua operadora de cartão de crédito ou instituição bancária.

Conclusão: Utilize ambos

Como não se tratam de ferramentas com mensalidades, paga-se apenas pelo que se transaciona, a conclusão da equipe do CobreDireto é: Na dúvida, utilize ambos. Quanto mais meios de pagamento você fornecer na sua loja virtual, melhor será para o seu cliente, que terá uma liberdade maior de escolha e poderá comprar contigo em qualquer circunstância. Imagine perder uma venda por não aceitar o CobreDireto ou o PagSeguro. Num caso destes, todo o seu esforço moral, físico – e financeiro – para a divulgação da sua marca será em vão.

Cada um com a sua peculiaridade, ambos são fundamentais para garantir que você poderá ter mais vendas na web!

Atendimento

Integre sua loja ao CobreDireto

Conheça os guias e tutoriais para integrar o CobreDireto ao seu projeto.

Bibliotecas:
PHP

Conectores para as plataformas:
Magento
OsCommerce
VirtueMarte
WP e-commerce
PrestaShop
OpenCart
Parceiro:
UOL HOST

Guia de contratação dos meios de pagamento

Dúvidas na hora de se afiliar aos bancos e operadoras de cartão de crédito?
Faça o download gratuito do nosso guia dos meios de pagamento