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As compras coletivas e as reclamações – Parte 1




Os sites de compras coletivas trouxeram para o Brasil uma nova metodologia de venda, onde, literalmente, a união faz a força e a junção de clientes faz com que os preços caiam consideravelmente.

Mas, nem tudo são flores e, como em todos os mercados e em todas as ocasiões, há um índice de reclamações crescentes, que em muitos casos extrapolam o meio virtual (sites como Confiômetro e ReclameAqui) e chegam até a órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon ou o Idec, por exemplo.

Houve, no último trimestre do ano passado um aumento significativo no número de reclamações dos sites de compras coletivas, onde as reclamações são derivadas de problemas pós-vendas, geralmente ocasionados pela falta de atenção ou descumprimento da parceria por parte dos anunciantes e cedentes dos créditos promocionais.

Nesta pequena série de dois artigos, traremos uma visão geral, tanto positiva quanto negativa, sobre o que está acontecendo atualmente com este mercado, o que é possível se fazer para que a sua empresa não tenha prejuízos, tenha ela um site de compras coletivas ou uma anunciante destes tipos de sites. Este primeiro artigo concentrará os atuais problemas deste mercado e, no próximo, mostraremos como é possível resolvê-los e aproveitar ao máximo os lucros possíveis desta indústria emergente.

De onde vêm as reclamações?

Normalmente, a maior parte das reclamações é composta, ou seja, diversos fatores fazem com que a insatisfação caia sobre os consumidores. Um bom exemplo disso pode ser encontrado em sites de reclamações, pesquisando o nome do site de compras coletivas. Em muitos casos as reclamações são derivadas pelo fato do não cumprimento dos serviços informados por parte dos anunciantes e, deriva-se por conta da falta de atendimento em muitos sites de compras coletivas.

Em casos que podem ser observados nos sites de reclamações, clientes relatam problemas em resgatar os serviços de seus cupons nas empresas. É comum observar situações em que as empresas fecharam ou deixaram as atividades daqueles serviços específicos por não suportar a demanda.

Há outras situações em que o cliente, ao tentar resgatar o serviço, quando informa que se trata de um cupom de site de compras coletivas, consegue agendar o seu atendimento para uma data muito distante e, quando entra em contato se passando por clientes que pagarão o valor integral, conseguem o atendimento de imediato. Em outras situações condiciona-se o resgate do cupom à compra de algum outro produto ou serviço de maior valor.

O real objetivo das compras coletivas

Sabemos que muitas destas condições são específicas das empresas e, geralmente, estão dispostas nos termos dos serviços, porém há um entendimento comum que, um site de compras coletivas não proporciona o crescimento imediato do anunciante, mas sim possibilita uma fidelização de seus clientes a médio/longo prazos.

Mas nem tudo é problemático

Há sim os seus problemas e dificuldades, mas as compras coletivas são um meio muito interessante e real de crescimento dos seus negócios, por isso, em nosso próximo artigo falaremos como evitar os principais problemas deste mercado e lucrar ainda mais!

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