Blog do Cobredireto

Atendimento e informação são pilares do e-commerce




Você está construindo sua loja online. Quais são as duas coisas mais importantes a pensar e planejar? Primeiro: a apresentação dos produtos. Segundo: o atendimento de seus clientes. Com estas duas bases cobertas – e uma boa administração da logística e das finanças – você tem boas chances de sucesso.
Informação detalhada e total
Ao construir seu site, muitas lojas esquecem que informação detalhada é fundamental. Fotos têm que ter os nomes dos produtos. Cada detalhe dele deve ser descrito, em linguagem direta, clara e mostrando os detalhes de funcionamento e as vantagens. Avaliações de compradores, como mostra desde sempre a Amazon, são mais que bem-vindas para ajudar outros compradores a tomar suas decisões. Hoje, com a facilidade de produzir e publicar vídeos, esta ferramenta é mais que bem-vinda para completar o pacote.
Se tudo isso vier junto com uma navegação bem organizada, você ganhou. É importante também deixar claro para seu cliente os benefícios de sua loja e a garantia de troca caso o produto não atenda suas expectativas.
Atendimento e entrega: pontos chave
No atendimento, o ponto chave, como já dissemos, é a política de trocas. Seja eficiente, rápido e descomplicado. Entregas no mesmo dia para cidades próximas ao seu Centro de Distribuição ou matriz são mais que tentadoras. Sim, o internauta muitas vezes compra por impulso – mais que no varejo tradicional – e seu objetivo é levá-lo ao final de seu carrinho de compras.
Aqui no Brasil, o preço do frete é sensível para o fechamento de negócios. Lembre-se de manter em seu site, de forma muito clara, seus canais de atendimento – por chat, e-mail ou telefone. E responda, por favor. Nada de frases padrão ou e-mails automáticos: pessoalize, entre em contato e garanta que seu e-consumidor fique satisfeito. Esta é a missão de todos nós.