Blog do Cobredireto

BC aponta melhora no ambiente de negócios com cartões




Bastaram quinze dias na mudança das regras de uso dos cartões de crédito para que o Banco Central (BC) divulgasse relatório em que diz que há flexibilização da postura das duas maiores credenciadoras e um “melhor ambiente de negócios” para o setor, de acordo com o diretor de Política Econômica do BC, Aldo Mendes. O diretor citou como exemplos a autorização de novos credenciadores de cartões, com aumento da competitividade e o fim da exclusividade no uso de máquinas por bandeira.

É uma movimentação de “abertura lenta, mas constante”, em busca de maior competitividade do mercado, numa visão de defesa do consumidor. O chefe do Departamento de Operações Bancárias e Sistema de Pagamentos do BC, José Antonio Marciano, lembrou também que a entidade que congrega os donos de cartões tomou a iniciativa de propor uma autorregulação do setor, que “ainda não satisfaz”, mas está em linha com recomendações do relatório do BC, feito em parceria com a Secretaria de Acompanhamento Econômico (SAE) do Ministério da Fazenda e com a Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça.

Segundo dados do relatório, existiam, no final do ano passado, 74,9 milhões de cartões de crédito e 57,7 milhões de cartões de débito em uso no país, que faziam 5,1 bilhões de transações.

Via Agência Brasil

Tags:, , , ,