Blog do CobreDireto

Mantenha a sua loja virtual atualizada




O Blog do CobreDireto é um forte ativista da adoção de sistemas de e-commerce opensource, tanto que fizemos diversos artigos comparativos entre as plataformas e deixamos claro que você terá inúmeros ganhos ao utilizar estes tipos de sistemas.

Só que há um assunto tão importante quanto a recomendação destes CMS que deve ser abordado: A segurança da sua loja virtual. Não estamos dizendo que estes sistemas são inseguros, pelo contrário, mas por uma grande quantidade de profissionais terem acesso ao código fonte dos mesmos, sempre há a descoberta de falhas nos códigos que permitem a invasão por parte de pessoas má intencionadas. Não se assuste, abordaremos neste artigo uma forma completamente eficaz de você se livrar deste tipo de ameaça caso use um CMS.

Mantenha a sua Plataforma Atualizada

É isso mesmo, uma maneira completamente funcional de evitar invasões por falhas descobertas em sistemas prontos, seja para e-commerce ou para portais, é a atualização da plataforma. Sempre que uma nova versão de um software é lançada, arquivos são alterados e muitas falhas podem ser corrigidas. Não é em todas as ocasiões que existem adições de componentes ou funcionalidades.

Por isso, muitas vezes pode parecer que a atualização não seria necessária, afinal nenhuma mudança gráfica foi adicionada ao sistema, porém é muito importante proceder à atualização mesmo assim, caso contrário a sua loja virtual poderá ficar vulnerável a falhas e, através destas falhas, ser invadida por criminosos da web que utilizarão indevidamente os dados cadastrais de seus clientes, além de você correr um sério risco de ter de reprogramar todo o seu sistema.

Atenção: Atualize também os plugins e temas

Se você utiliza plugins (add-ons) ou temas padrões (pagos ou gratuitos) em sua loja, tome o cuidado de sempre atualizar estes plugins e temas para as versões mais recentes desenvolvidas por seus programadores. De nada adiante o seu CMS atualizado se um dos plugins utilizados no dia-a-dia da loja estiver infectado com vírus ou possuir falhas de segurança.

Cuidado ao Atualizar a sua Loja

Assim que chegar uma nova atualização, preocupe-se em procedê-la o quanto antes possível, uma vez que a sua loja ficará menos vulnerável às falhas. Entretanto, tome cuidado para que as modificações feitas por seus profissionais de desenvolvimento não ficarem indisponíveis na nova versão do CMS, bem como plugins que ainda não tenham sido atualizados para a nova versão.

Para finalizar, siga sempre a dica do Blog do CobreDireto: Faça backup, tanto dos arquivos do sistema, quanto (e principalmente) dos bancos de dados, pois são neles que ficam armazenadas as informações de seus clientes, produtos, etc. Mantenha a sua loja mais segura, afinal o e-vendedor responsabiliza-se pelo armazenamento dos dados sigilosos de seus clientes e pode se responsável por qualquer problema ocorrido com eles.

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Flamengo faz “vaquinha” online para construção de CT




A campanha do Clube de Regatas Flamengo para a construção do seu novo CT (Centro de Treinamento) já está há oito meses no ar e representa uma grande arrecadação ao clube. A movimentação é uma prova de que a internet pode ser um excelente canal para a divulgação de promoções inusitadas, onde o acompanhamento dos resultados é feito em tempo real.

Em parceria com o Flamengo, o portal CompraFacil.com, uma das maiores lojas virtuais do Brasil, ofereceu o seu sistema logístico para auxiliar o time na entrega das lembranças que são fornecidas para seus compradores. Uma placa de cerâmica com o nome do doador é enviada, utilizando-se de todos os procedimentos e plataformas logísticas da empresa, já conceituada no mercado.

A movimentação a favor de uma causa é destaque, não apenas no Brasil, mas também em outros países. Pessoas comuns divulgam através da internet sonhos ou objetos de desejo e os divulga para seus amigos e familiares. Através de sistemas de pagamento online a doação é concretizada e o desejo acaba por ser concretizado. Um caso semelhante ocorreu com o criador da homepage www.milliondollarhomepage.com, que vendeu os 1.000.000 de pixels que a sua página possuía (pontos de luz na tela) e acabou por ficar milionário.

No Brasil, pessoas comuns também podem juntar seus amigos em causas em comum com a utilização do Vakinha, um site preparado para a web que permite que os seus usuários criem páginas com desejos e sonhos que podem receber doações de amigos, familiares e até mesmo de pessoas desconhecidas. O sistema de pagamentos é gerado automaticamente pelo Pagseguro e o sonhador em questão pode fazer o saque da quantia diretamente em sua conta corrente. Através de um saldo online é possível que todos os doadores confiram quanto ainda falta para a meta ser alcançada.

Veja, não é apenas uma empresa (ou clube) com as proporções do Flamengo que podem movimentar adoradores através de uma causa em comum. Acesse já o Vakinha e crie a sua vaquinha ainda hoje!

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Passo-a-passo: Como rastrear entregas com o Muambator




 

Dando continuidade à série de artigos semanais do Blog do CobreDireto “Passo-a-Passo”, mostraremos hoje como proporcionar aos consumidores da sua loja virtual o rastreamento de seus pedidos, sem que seja necessário utilizar qualquer servidor da sua loja e também sem que haja a necessidade de integração com a ferramenta.

Sabemos que um dos maiores desafios do e-commerce é o processo logístico. No Brasil, um país de proporções continentais, as mercadorias podem tardar a chegar às casas de seus clientes. Empresas como os Correios (o mais utilizado por micro e pequenas lojas virtuais em suas entregas) fornecem códigos de rastreamento no momento em que o produto é postado. Este código, por sua vez, é enviado aos consumidores para que possam verificar onde se encontram as suas mercadorias. No entanto, são poucos os que acessam continuamente o sistema web da empresa para acompanhamento da entrega.

É possível anexar o sistema dos Correios à sua loja virtual, com atualizações automáticas via XML, porém é um processo técnico, que sem dúvida lhe custará um valor que poderia ser direcionado às campanhas de divulgação da sua empresa. Pensando no acompanhamento das entregas online, foi lançado o Muambator. O nome, bastante sugestivo, foi criado para uma ferramenta que permite o controle de encomendas de forma automatizada, com atualizações sendo feitas via e-mail.

Confira no artigo de hoje como é fácil utilizar o Muambator e o recomende para que seus clientes acompanhem a atualização do status de entrega de seus pedidos sem terem de acessar continuamente o site dos Correios para tal.

Utilizando o Muambator

O Muambator dispensa qualquer tipo de integração com o seu website, por isso recomendamos que o link da ferramenta seja enviada via e-mail aos seus clientes junto ao código de rastreamento dos Correios. Através do Muambator é possível fazer o acompanhamento em tempo real (via e-mail ou Twitter) de mercadorias que são enviadas através dos Correios, Hong Kong Post e China Post (representantes oficiais de seus países). Em breve a plataforma será adaptada para outras empresas, como o USPS do governo norte americano, por exemplo.

1 – Primeiramente, acesse o website do Muambator para criar o seu usuário: www.muambator.com.br e clique sobre o link superior “Registre-se”;

2 – Preencha os dados e escolha se você deseja receber as atualizações através de seu perfil no Twitter e e-mail;

3 – Assim que o cadastro for efetuado, uma mensagem de confirmação será enviada para o seu e-mail;

4 – Acesse novamente o website e faça login na plataforma e clique no link superior “Pacotes”;

5 – No menu direito, preencha os dados de rastreamento dos Correios e uma palavra-chave para você se lembrar de qual produto se trata. O campo de e-mail só deve ser preenchido se você deseja, além de receber o comunicado na sua caixa de cadastro, copiar a mensagem para outras pessoas;

6 – Pronto. Agora o seu pacote já deverá aparecer na parte central da janela, onde as bandeiras coloridas indicam a situação em que se encontra a sua entrega. A cada nova movimentação da sua mercadoria, você receberá um e-mail automaticamente informando o procedimento.

Pronto, é simples assim. Todos os pacotes que forem cadastrados na ferramenta terão as suas atualizações enviadas para o e-mail do cliente de forma automática. Além disso, é possível arquivar os pacotes já concluídos, onde você sempre terá um histórico daquela entrega guardado. Você também poderá excluir e incluir quantos rastreamentos desejar.

Para os que preferem ter controle sobre o processo, também é possível criar uma conta em nome de sua empresa e adicionar todos os rastreamentos enviados, recebendo as atualizações via e-mail, bem como os consumidores.

O Muambator é totalmente gratuito, sendo suportado apenas por doações de seus usuários.

 

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Erros de digitação em lojas virtuais causam euforia em compradores




Recentes erros de digitação têm preocupado lojistas virtuais de todo o mundo. Quando cuidamos de lojas virtuais muito grandes, com enorme quantidade de produtos, é possível que haja algum tipo de erro, seja na digitação das características do produto ou mesmo no preenchimento do valor.

Aconteceu com a loja virtual norte americana Sears, especializada na venda de eletrônicos. Ao preencher os dados e informações sobre o produto, o valor foi preenchido incorretamente como US$ 69,00, enquanto o valor do mesmo ultrapassa os US$ 300,00. E o produto, por coincidência, é um dos que tem grande apelo entre os usuários da web: Um iPad2 com 16GB e Wi-Fi da Apple.

O resultado não poderia ser outro: Em poucos minutos a loja virtual estava sendo invadida por centenas de pedidos de compra do produto. A divulgação do erro, que até então era uma promoção bombástica, foi feita através do Twitter e Facebook, elevando a loja virtual a um dos mais comentados tópicos do dia no microblog. Horas depois a loja virtual percebeu o erro e removeu o produto de seu site, comunicou os clientes por e-mail dizendo que o produto não seria entregue e que o valor seria estornado, além de culpar o fornecedor pelo erro na informação de venda.

Alguns usuários ficaram furiosos com a medida da empresa e alegaram que utilizaram esta maneira de divulgação (um viral, como é chamado) foi proposital. Outros afirmavam que entrariam imediatamente com um processo contra a empresa, inclusive por danos morais.

O erro não foi exclusivo da Sears. Recentemente a loja virtual australiana DickSmith apresentou um erro em seu website em que permitia que os consumidores comprassem produtos de graça. Entre as mercadorias estavam televisores e iPod’s, também da Apple. Redes sociais no país e até mesmo estações de rádio ficaram eufóricas com a possibilidade, acreditando ser algum tipo de saldão temporário da empresa.

Em comunicado oficial a DickSmith informou que passou por um problema em seu website, porém concedeu um desconto de 10% aos consumidores frustrados que adquiriram os produtos por conta do erro tecnológico.

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Facebook cresce no Brasil e passa Orkut no número de visitas




Já noticiamos aqui no Blog CobreDireto sobre o crescimento do uso do Facebook em comparação com o Orkut. Atualmente a comunidade brasileira na rede social do Google é a maior do mundo, ultrapassando inclusive os usuários indianos, que têm mudado para o site de Mark Zuckerberg (criador do Facebook).

O conhecimento de qual rede social possui um número maior de usuários é crucial para decidir em qual site as campanhas de marketing da sua loja virtual deverão ter destaque. No entanto, ter a ciência de qual é o seu público-alvo e onde ele está localizado é, sem dúvida, o fator que determinará o sucesso das suas campanhas.

Segundo o site de análises internacional Alexa, que mapeia automaticamente as visitas e a relevância de todos os sites do mundo, o Facebook ultrapassou o Orkut no número de visitas no Brasil, elevando ainda mais a referência que a rede social representa para os brasileiros. Dentre os motivos que culminaram neste crescimento, está a maior facilidade de acesso e integração à ferramenta a partir de dispositivos móveis, bem como o foco da rede social que é voltado para públicos que, normalmente, possuem conexão 3G e internet banda larga em suas casas e postos de trabalho.

Em simples comparação com as redes sociais, podemos destacar que o Orkut é, atualmente, o 11° site mais visitado do Brasil, enquanto o Facebook já ocupa a 3ª posição, atrás apenas do Google. Em comparação com outros países, o Orkut fica em 19° na Índia e 1800° nos Estados Unidos, já o Facebook é o primeiro site mais visitado em muitos países, ficando em 2° nos EUA e em 3° na Índia.

Ainda segundo informações do Alexa, 44,2% dos usuários que acessam a internet diariamente passam pelo Facebook, enquanto apenas 1,02% dos visitantes da web mundial visitam o Orkut.

Recentemente o Orkut abriu o seu conteúdo para pesquisas na web, tanto de comunidades quanto de perfis de usuários, informações que anteriormente estavam disponíveis apenas para quem estivesse online na ferramenta. Crê-se que esta medida foi tomada por conta do Facebook, que tem um controle de privacidade configurado pelo próprio usuário e permite que informações sejam vistas mesmo que o usuário não esteja online no site.

A briga, entretanto, ainda não acabou. O Google lançou recentemente a ferramenta Google+, uma rede social que faz frente ao Facebook, onde o compartilhamento de conteúdo é o seu maior forte. A expectativa da empresa é que as recomendações de seus utilizadores possam, no futuro, influenciar resultados de pesquisas.

Claramente o Google ainda não abandonou a briga pela rede social mais utilizada do mundo, porém o páreo ainda não está finalizado. Muitas movimentações de mercado ainda poderão ser vistas nos próximos meses e, no meio disso tudo, estão os seus clientes, migrando entre as redes sociais. O ideal é controlar o perfil de sua empresa e tê-lo criado no maior número de sites possível. A vantagem das novas redes sociais para as empresas é que muitas delas podem ser integradas, com atualizações sendo enviadas via e-mail.

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