Blog do Cobredireto

Clube de compras: agora bombando no Brasil




Em 2010 o grande destaque no comércio eletrônico brasileiro, além do crescimento, será, sem dúvida, o surgimento dos sites de compras coletivas e dos clubes de compras. Sim, há diferença. Por isso faremos dois posts separados.

Os clubes de compras oferecem produtos com descontos atraentes para os usuários cadastrados. O segmento de moda tem vários players: Brandsclub, Privalia, Coquelux, Superexclusivo. Além deles, temos o Compra3, produto totalmente brasileiro, que oferece mais de um milhão de produtos de diversas lojas, com reembolso progressivo aos usuários.

Estes sites são muito parecidos com o e-commerce tradicional, em que o produto já está disponível e o cliente vai apenas “abastecendo o carrinho”. Eles reúnem produtos – principalmente roupas e acessórios, mas às vezes trazendo eletrodomésticos e gadgets como iPods e o Nintendo Wii – de marcas famosas com preços bem abaixo do mercado.

Um dos truques para conseguir baixo preço é oferecer aos clientes produtos de marca que ainda são novos mais já estão fora de linha. Esses produtos são arrematados em grandes quantidades dos fabricantes ou seus distribuidores, que estão interessados em limpar seus estoques. Nem todos os produtos oferecidos pelos clubes de desconto são de modelos fora de linha, entretanto.

Os clubes de compras também oferecem a possibilidade de “apadrinhar” amigos, recebendo bônus a cada compra que estes realizarem.

Tags:, , , , ,