Blog do Cobredireto

Dicas para usar a comunicação digital a seu favor




Segundo o IBOPE/Nielsen, que monitora a atividade dos brasileiros na internet para o CGI.br (Comitê Gestor da Internet Brasil), o brasileiro gasta 45 horas/mês online, 88% deste tempo nas redes sociais, sites buscadores de preço e comércio eletrônico.

Sempre falamos muito sobre mídia social e as estratégias para construir o seu planejamento. Aqui vão algumas dicas para construir uma presença consistente na rede, sintonizar-se com o seu cliente e comunicar com eficiência. Lembre: de nada adianta entrar na rede e deixar seus canais às moscas.

1. Google Analytics
A ferramenta gratuita é importante para que você saiba origens dos seus visitantes, resultados de campanhas de links patrocinados e converter vendas. Detalhe: embora gratuita, a ferramenta é complexa e exige conhecimento. Acompanhe o blog (por enquanto só em inglês), veja o canal de vídeos e, se possível, contrate um especialista no assunto (SEO).

2. Twitter
A ferramenta de comunicação instantânea é boa para a comunicação, desde que esteja em sintonia com um planejamento muito bem-feito e seja usada para conversar. Escute o que as pessoas dizem a respeito de sua empresa, converse, responda, atenda. O melhor conselho: reserve o seu perfil, escute o que dizem e, num segundo momento, comece a agir. De novo: bons especialistas existem e devem ser usados sempre que possível.

3. Orkut
Embora a plataforma esteja perdendo espaço para o seu concorrente Facebook, ainda é a mais utilizada no Brasil, principalmente nas classes C e D. Vale criar página, comunidade, perfil e o que mais for possível – e aproveitar a oportunidade, de novo, para conversar.

4. Facebook
A rede social mais controversa – por conta de sua política de privacidade – está crescendo muito no Brasil. Suas possibilidades são mais antenadas com os dias de hoje: é possível criar aplicativos, páginas específicas e os anúncios, por lá, são direcionados a públicos muito específicos – o que costuma garantir retorno. É um lugar a ser descoberto e vale um artigo à parte só para si.

5. Flickr
A maior rede social de fotos merece, sim, a sua atenção. É um lugar ótimo para deixar imagens de seu negócio e sua empresa à disposição dos usuários. Use as licenças Creative Commons, disponíveis no site e permita que seu link e fotos se espalhem pela rede.

6. YouTube
Criar um canal de vídeos que mostre sua produção, seus produtos, o uso, seus negócios permite que este material circule pela internet e aumenta o boca-a-boca sobre a sua empresa. Vale também lembrar dos seus concorrentes: o pioneiro brasileiro Videolog (fundado muito antes do YouTube) e o Vimeo.

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