Blog do Cobredireto

Escolha bem onde hospedar a sua loja virtual




Você gosta de viajar? Ótimo! Então, vamos imaginar a seguinte situação: Você sairá de sua cidade natal para uma tão esperada férias. Você planejou o roteiro por meses – quem sabe até anos – e está com uma ansiedade que lhe foge à boca. Você acessa o site do hotel e vê uma hospedagem perfeita. Ótimo, é lá que você vai ficar. Ao pegar o avião atrasado você chega ao seu destino e percebe que a única semelhança que o hotel tinha com a foto do website era que no quarto havia uma cama. Lamentável? Sim, mas o mesmo pode acontecer com a sua loja virtual.

Claro que a situação acima é uma brincadeira, mas os problemas que cercam a hospedagem de uma loja virtual são tão verdadeiros que podem atrapalhar o crescimento, ou simplesmente bloquear os seus planos de criar um e-commerce. Publicaremos aqui algumas dicas para você evitar dores de cabeça ao contratar uma empresa de hospedagem de sites para a sua loja virtual.

Desconfie. E na dúvida, desconfie de novo

Já sabemos que quando a esmola é demais o santo desconfia, e principalmente, que o barato sai caro. Mas muitas vezes uma propaganda costuma ser tão atrativa que faz até mesmo os mais econômicos colocarem a mão no bolso. Tenha cuidado com promoções mirabolantes e inacreditáveis. Imagine que, por trás de um site há uma pessoa ou uma empresa, que precisa de lucro para sobreviver. Pesquise se a informação é válida e se realmente a empresa tem capacidade de fornecer o prometido. Uma dica bem prática que pode definir a contratação ou não de uma empresa é simples: Ao invés de ligar no departamento comercial, ligue direto no suporte técnico e perceba se você será rapidamente atendido(a) e como você será tratado(a). Este pode ser um fator determinante.

Informação nunca é demais

Pesquise bem as informações contidas no site. Há um telefone de atendimento? Ligue para confirmar se ele realmente existe. Há um chat online? Entre na fila de atendimento e veja se realmente a empresa está apta a lhe atender. Você pode, dentre outras coisas, pesquisar opiniões de clientes em sites como o ReclameAqui e o Confiômetro, além de poder obter todos os dados do dono de um domínio (endereço do site) através do órgão governamental Registro.BR. Pesquisar é importante e, com isso, você pode evitar problemas futuros.

Veja se os pré-requisitos do seu sistema são atendidos

Aqui vai a dica mais importante: De nada importa se a empresa que vai hospedar a sua loja virtual lhe atende prontamente, está devidamente legalizada e tem um preço atrativo, se o sistema de e-commerce que você possui não vai funcionar. Um bom exemplo disso é o Magento, uma das plataformas de e-commerce mais utilizadas do mundo. Há casos em que é necessário pagar uma taxa maior para a hospedagem deste tipo de sistema, uma vez que ele consome mais recursos do servidor que um sistema normal.

Serviços compartilhados e serviços dedicados

As palavras dizem mais do que mil explicações. Basicamente, os servidores compartilhaos se assemelham a prédios de apartamentos, onde que, numa mesma estrutura, há várias residências, ou seja, num mesmo servidor há varias empresas e sites diferentes, cada um com a sua chave e suas particularidades. Mas o uso é restrito e o síndico nem sempre está de bom humor. Já um servidor (ou serviço) dedicado é completamente diferente. Neste caso você tem um servidor apenas para a sua empresa, o que te dá uma liberdade de crescimento maior e você pode fazer festas além das 22h sem ser incomodado(a)! Não terá problemas de travar justo naquele boom de vendas do natal, por exemplo.

Resumindo, escolha o que for melhor para o seu planejamento

Como sempre destacamos, o planejamento é fundamental para determinar onde, quando e como você vai chegar às suas metas. Para o e-commerce não é diferente. Com um planejamento bem estruturado, você poderá saber o momento em que deverá trocar o seu servidor compartilhado por um dedicado e vice-versa em momentos em que a sazonalidade não interfira nas suas vendas.

#Ficaadica do CobreDireto: Pesquise, planeje e, para completar, pesquise e planeje um pouco mais!

Tags:, , , , , , ,