Blog do Cobredireto

Facebook cresce no Brasil e passa Orkut no número de visitas




Já noticiamos aqui no Blog CobreDireto sobre o crescimento do uso do Facebook em comparação com o Orkut. Atualmente a comunidade brasileira na rede social do Google é a maior do mundo, ultrapassando inclusive os usuários indianos, que têm mudado para o site de Mark Zuckerberg (criador do Facebook).

O conhecimento de qual rede social possui um número maior de usuários é crucial para decidir em qual site as campanhas de marketing da sua loja virtual deverão ter destaque. No entanto, ter a ciência de qual é o seu público-alvo e onde ele está localizado é, sem dúvida, o fator que determinará o sucesso das suas campanhas.

Segundo o site de análises internacional Alexa, que mapeia automaticamente as visitas e a relevância de todos os sites do mundo, o Facebook ultrapassou o Orkut no número de visitas no Brasil, elevando ainda mais a referência que a rede social representa para os brasileiros. Dentre os motivos que culminaram neste crescimento, está a maior facilidade de acesso e integração à ferramenta a partir de dispositivos móveis, bem como o foco da rede social que é voltado para públicos que, normalmente, possuem conexão 3G e internet banda larga em suas casas e postos de trabalho.

Em simples comparação com as redes sociais, podemos destacar que o Orkut é, atualmente, o 11° site mais visitado do Brasil, enquanto o Facebook já ocupa a 3ª posição, atrás apenas do Google. Em comparação com outros países, o Orkut fica em 19° na Índia e 1800° nos Estados Unidos, já o Facebook é o primeiro site mais visitado em muitos países, ficando em 2° nos EUA e em 3° na Índia.

Ainda segundo informações do Alexa, 44,2% dos usuários que acessam a internet diariamente passam pelo Facebook, enquanto apenas 1,02% dos visitantes da web mundial visitam o Orkut.

Recentemente o Orkut abriu o seu conteúdo para pesquisas na web, tanto de comunidades quanto de perfis de usuários, informações que anteriormente estavam disponíveis apenas para quem estivesse online na ferramenta. Crê-se que esta medida foi tomada por conta do Facebook, que tem um controle de privacidade configurado pelo próprio usuário e permite que informações sejam vistas mesmo que o usuário não esteja online no site.

A briga, entretanto, ainda não acabou. O Google lançou recentemente a ferramenta Google+, uma rede social que faz frente ao Facebook, onde o compartilhamento de conteúdo é o seu maior forte. A expectativa da empresa é que as recomendações de seus utilizadores possam, no futuro, influenciar resultados de pesquisas.

Claramente o Google ainda não abandonou a briga pela rede social mais utilizada do mundo, porém o páreo ainda não está finalizado. Muitas movimentações de mercado ainda poderão ser vistas nos próximos meses e, no meio disso tudo, estão os seus clientes, migrando entre as redes sociais. O ideal é controlar o perfil de sua empresa e tê-lo criado no maior número de sites possível. A vantagem das novas redes sociais para as empresas é que muitas delas podem ser integradas, com atualizações sendo enviadas via e-mail.

Tags:, , , , , ,