Blog do Cobredireto

Formas fáceis de se perder muitas vendas no E-commerce




Vamos direto ao assunto! Já abordamos aqui no Blog do CobreDireto diversas maneiras e atitudes que poderiam resultar em excelentes resultados para os negócios da sua loja virtual, sempre destacando exemplos e aplicabilidades reais, além de trazermos alguns casos de sucesso para estudo.

Porém, decidimos inovar e trouxemos 3 rápidas dicas que mostrarão situações que você deve evitar no dia-a-dia dos seus negócios, a não ser que deseje perder vendas e afastar o cliente do seu website!

1 – Cumpra o prometido

Este é um preceito básico de qualquer negócio, mas que muitas vezes não é respeitado no meio virtual. Promessas de rápida entrega, devolução garantida, troca gratuita e tantas outras facetas comerciais são amplamente divulgadas, mas dificilmente cumpridas. Divulgue na sua loja virtual apenas as garantias que você realmente poderá cumprir. Certamente, ao dar garantias, você terá um ótimo retorno, porém se não assegurar as suas garantias, quem poderá não retornar é o seu cliente.

Fazer promessas mirabolantes que não serão cumpridas é uma forma muito fácil de perder futuras vendas.

2 – Aceite todos os meios de pagamento

Quanto menos meios de pagamento a sua loja oferecer para os consumidores, maior será a possibilidade de a compra ser fechada com um concorrente. A internet é sinônimo de facilidade, por isso é incabível que o único método de pagamento suportado por um e-commerce seja o depósito em conta corrente. Neste caso, se o consumidor não está habituado a utilizar o internet banking da sua instituição financeira, será obrigado a sair de casa e enfrentar uma fila de banco. É neste caso que a facilidade da internet é quebrada pela burocracia.

Ter poucos meios de pagamento disponíveis na sua loja pode ser um meio muito fácil de perder vendas.

3 – Se uma reclamação chegar até o ReclameAqui, atenda o mais rápido possível!

Zelar pelo cliente é fundamental em qualquer negócio, principalmente no e-commerce em que o concorrente está a apenas um clique de distância. É normal que os clientes recorram a sites de ouvidoria pública, como o ReclameAqui ou o Confiômetro, por isso faça o seu cadastro prévio nestes sites para que você possa receber as comunicações através do seu e-mail quando novas reclamações forem criadas. Quando uma reclamação chegar, atente-se a deixar o cliente confortável com suas interações e direcionamentos que der para o caso. Pense sempre no quanto de retorno este mesmo cliente poderá trazer para o seu negócio num futuro próximo, como por exemplo, o número de amigos e parentes que pode indicar para comprarem na sua loja caso receba um bom atendimento.

Demorar a dar uma resposta, ignorar ou dar um atendimento de baixa qualidade para um cliente em um site público de reclamações é uma forma excelente de se perder muitas vendas.

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