Blog do Cobredireto

Google também irá aderir às compras coletivas




Realmente as compras coletivas estão incentivando muitos novos empresários – e não apenas os novos – a investirem neste mercado. Não diferente, a gigante Google também decidiu investir nesse mercado, após investidas de compra sem sucesso no maior do mercado mundial, o Groupon que, segundo se apura, foi de US$ 6 bilhões.

Normalmente, um site de compras coletivas consegue obter sucesso através de suas ofertas, é claro, mas não apenas isto, um portal deste segmento precisa de muitos contatos para divulgar as suas promoções. São os clientes cadastrados em seu banco de dados que definirão o sucesso de seus descontos e a satisfação dos anunciantes.

A Google, colosso conhecido por seus produtos de sucesso – e claro, os seus fracassos – é, ao contrário do que muitos pensam, uma empresa que vive ativamente de mídias e não tecnologia. A tecnologia é apenas um meio de propagação de suas mídias publicitárias. Com a sua intenção de adentrar o mercado de compras coletivas, a Google une o útil ao agradável: A sua alta capacidade de divulgação de um novo produto ou serviço e a possibilidade de intermediar negócios diretamente entre os anunciantes e clientes, como sempre fazem em seus produtos de maior sucesso.

Um diferencial

Pelo que é possível observar desta nova ferramenta, provavelmente trata-se de uma plataforma voltada especificamente para o anunciante, que lhe dará plenos poderes sobre a sua campanha de vendas coletivas, podendo ativá-la, pausá-la, cancelá-la, editá-la, enfim nos mesmos moldes que podem ser observados em outros serviços da empresa, como o Google Adwords, por exemplo.

A possibilidade de controle direto por parte do anunciante, bem como o imediato resgate dos valores referente aos tickets e ofertas, sem intermediários, fará com que o processo fique mais rápido e os anunciantes possam se capitalizar melhor para absorver os pedidos e serviços oriundos da plataforma.

Por se tratar de uma empresa que possui variados serviços em diferentes plataformas, constata-se em uma pré-avaliação que a Google irá oferecer suas soluções através do já existente Google Checkout, bem como promoverá a integração da ferramenta com o Orkut, Gmail, YouTube e Google Buzz.

Avalia-se, porém, que a investida do Google na criação do Google Offers não interferirá no processo de expansão do Groupon e de outros gigantes do mercado como o PeixeUrbano. No Brasil, especificamente, é um mercado em intensa evolução e há, sem sombra de dúvidas, mercado para vários tipos diferentes de soluções.

Agora, como consumidores, nos resta aguardar e comprar as promoções que mais nos incentivarem e, acima de tudo, tomar cuidado com o orçamento no final do mês.

Tags:, , , , , ,