Blog do Cobredireto

Guia CobreDireto: O sistema de pesquisa da sua loja é eficaz?




Continuando a nossa série de guias úteis para o seu e-commerce, mostraremos a importância de ter um sistema de pesquisa na sua loja virtual e, nos casos de já possuí-lo, mantê-lo eficaz para as pesquisas de seus clientes.

Quando se tem uma dúvida, é natural que utilizemos sistemas ou formas de saná-la, não é mesmo? Em uma loja virtual, quando procura-se um produto, principalmente nas lojas que possuem uma grande quantidade de mercadorias, os sistemas de pesquisas são fundamentais para aumentar o número de vendas, uma vez que o seu consumidor está há poucos caracteres do seu concorrente, caso não encontre o produto que deseja em sua loja virtual.

Forneça Respostas

Pense no sistema de pesquisa da sua loja virtual como uma forma de apresentar respostas aos seus consumidores. Quando uma nova pesquisa é executada, os produtos que aparecerão nos resultados devem, antes de tudo, responder ao termo pesquisado pelos clientes. Os CMS de e-commerce mais utilizados, como o Magento, OsCommerce, PrestaShop, dentre outros, possuem sistemas de pesquisas inteligentes que trazem resultados mais relevantes.

Sugira Produtos Alternativos

Quando uma pesquisa efetuada por um cliente não resultar em produtos que sejam vendidos em sua loja virtual, cuide para que o seu sistema de pesquisas forneça produtos alternativos, semelhantes aos pesquisados, que possam ser adquiridos em substituição aos desejados. Com isso, a sua loja virtual poderá evitar a ida de um consumidor em potencial para o site do concorrente, bem como fidelizar o consumidor para novas compras.

Utilize as Métricas dos Resultados

As métricas são importantes apenas quando utilizadas, por isso é importante que o seu sistema de pesquisas forneça dados sobre as buscas feitas pelos seus clientes. Com estes resultados, veja quais produtos estão sendo mais pesquisados e encha novamente o seu estoque. Quando os produtos pesquisados não condizerem com o perfil de venda da sua loja virtual, é necessário que você reavalie a sua campanha de marketing, pois o canal e/ou a comunicação feitas com os clientes podem não estar sendo efetivas para os produtos que você deseja vender em sua loja virtual.

Em todos os casos, tenha um sistema de pesquisas

Algumas lojas virtuais, principalmente aquelas personalizadas que não foram feitas com base em algum CMS, podem não conter sistemas de pesquisas. Entenda que, para o e-commerce, a busca é fundamental para que muitas vendas sejam concretizadas. Converse com os responsáveis pelo desenvolvimento da sua loja e implemente o quanto antes um sistema de pesquisa.

Tags:, , , , , ,