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Guia do CobreDireto: Garanta a próxima venda em sua loja virtual




Dando prosseguimento à nossa série semanal de dicas, o Guia CobreDireto para micro e pequenos e-commerces falará hoje sobre como garantir uma segunda venda na sua loja virtual. Garantir a experiência do consumidor, principalmente quando a primeira venda é feita é a melhor forma de garantir que ele comprará de novo em sua loja. Confira!

A primeira venda é um grande desafio, mas a recorrência de compra dos produtos que você venda na sua loja não é um mistério. Muitas vezes deixamos de manter contato e fidelizar os clientes que, se fossem informados sobre novidades ou se tivessem tido uma primeira experiência de compra inesquecível – de tão boa – comprariam novamente.

Supere as expectativas

Normalmente as pequenas lojas virtuais iniciam as suas vendas com entrega própria nas regiões próximas e com o uso dos Correios para entregas mais distantes. A recomendação do CobreDireto para você garantir uma segunda venda é assegurar que a primeira supere as expectativas de seus clientes. Se o prazo de entrega informado em sua loja virtual é de 3 dias úteis, por exemplo, garanta a entrega num prazo abaixo do informado, por exemplo:

- Entrega própria: Nos casos em que o próprio empreendedor ou algum funcionário faz a entrega do produto, despache a mercadoria inclusive nas situações em que um grande número de produtos não esteja acumulado e mesmo que nestas situações haja um pequeno prejuízo;

- Entrega via Correios: Se os Correios são os parceiros logísticos e o seu cliente comprou o produto via PAC (com entrega mais demorada), faça o possível para enviar os produtos via Sedex ou Sedex 10. O cliente será surpreendido com uma entrega mais rápida e poderá se sentir valorizado pela sua empresa;

- Outros parceiros logísticos: Negocie com empresas ou moto fretes que trabalhem com a sua empresa para priorizarem a entrega. É possível também adicionar no contrato de prestação de serviços que a primeira entrega em um determinado CEP seja feita no próximo dia útil ao da retirada do produto.

Mande algum brinde na primeira entrega

Nada melhor do que receber uma surpresa positiva, não é mesmo? Então aproveite a primeira entrega para dar algum brinde ao seu cliente. Não estamos falando daquele brinde que é dado antes da compra, mas uma surpresa em forma agrado enviada junto à mercadoria!

Já pensou que o presente enviado ao seu cliente possa ser vendido em sua loja virtual, ele possa se interessar e compra-lo em um segundo momento? Presentes são bem-vindos na maioria das ocasiões, então presenteie os seus clientes!

Forneça um cupom de desconto para a segunda compra

Muitos sistemas de e-commerce permitem a criação de cupons de desconto, os famosos tickets! É possível também, na maioria destes sistemas, programar o envio de um desconto por e-mail quando o primeiro processo de compra é concluído.

Estes descontos costumam ser grandes (entre 20% e 30%) e servem para qualquer produto da loja virtual. Mais uma vez a margem de lucro fica abaixo do esperado, porém possibilita uma recorrência de compras por parte do consumidor e valoriza a sua loja virtual para novas indicações.

Lembre-se, são apenas dicas!

Todas as dicas que publicamos semanalmente no Guia CobreDireto são apenas dicas de como a sua loja virtual pode crescer ainda mais. Por isso, se você discorda das nossas opiniões ou tem algo a acrescentar, deixe o seu comentário, adoraremos recebê-lo e discuti-lo!

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