Cartões de crédito

Fraudes e Chargeback

Compras com Cartão de Crédito são consideradas bastante seguras e o uso de um Gateway como o CobreDireto, que segue as estritas normas e procedimentos da indústria de pagamentos eletrônicos, pode reduzir ainda mais o risco de fraudes e clonagem de cartões de crédito. De qualquer forma, lojas virtuais têm de estar preparadas para as ocorrências de não reconhecimento de débitos, cujo o risco é de responsabilidade do lojista.
O chargeback, ou repúdio, ocorre quando o Portador, por má fé, ou vítima de clonagem, contesta despesas realizadas no cartão de crédito. Como em transações de CNP não existe o recibo de compra com a assinatura do cliente, a transação é estornada após contestação do cliente. Se o produto/serviço já tiver sido entregue, o prejuízo será integralmente coberto pelo o Estabelecimento.
Para as administradoras, é responsabilidade das lojas autenticar e garantir a identidade dos compradores. Em casos extremos, as Administradoras, como forma de educar os Estabelecimentos chegam a estabelecer multas por excesso de chargebacks.
Soluções para reduzir o volume de chargeback têm sido desenvolvidas pelas próprias Administradoras e por empresas de gestão de risco.
Recursos como o BuyPage da Cielo e Komerci da Redecard buscam reduzir fraudes direcionando o cliente ao ambiente da Operadora durante o processo de coleta dos dados e autorização dos pagamentos.

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