Blog do Cobredireto

Mercado de cartões de crédito em ascensão




Anualmente a emissão de cartões de créditos bate recordes no Brasil. Muitos de nós possuímos diversas bandeiras em nossas bolsas e carteiras, além de cartões do mesmo banco, mas com datas de vencimento diferentes, não é mesmo?

É pelo uso diário de nossos cartões de crédito – e de débito, é claro – que as operadoras são capazes de crescer e promover a melhoria do sistema como um todo. Instituições financeiras e empresas privadas batem recordes de emissão dos plásticos. Os novos consumidores, principalmente os pertencentes à Classe C emergente, são os principais usuários do dispositivo de crédito.

Hoje em dia são cartões de supermercados, lojas de vestuário e cosméticos, postos de gasolina, empresas de transporte aéreo, montadoras automobilísticas, além de diversos outros tipos  de empresas que emitem cartões sob bandeiras maiores, como a VISA e a MasterCard, as líderes do mercado mundial – e nacional também, é claro.

No primeiro trimestre deste ano, o faturamento total do mercado de cartões de crédito no Brasil chegou a R$ 145,2 bilhões, sendo R$ 83,7 bilhões dos cartões na função crédito e R$ 43,3 bilhões dos cartões em função débito. O grande número representou um crescimento de 23% quando comparado ao mesmo período em 2010. O destaque desta análise ficou com os cartões emitidos por instituições não-financeiras, os chamados de private label, que responderam por R$ 18,2 bilhões, aumento de 21%.

No entanto, o mercado brasileiro de cartões de crédito parece estar em batalha, uma vez que a CEF (Caixa Econômica Federal), Bradesco e Banco do Brasil empenham esforços na valorização da nova bandeira ELO, administrada pelas empresas.

O consumidor final, com toda esta disputa, só tem a ganhar com a diminuição de taxas e possibilidade de migração para a concorrência. Para nós que lidamos diariamente com o comércio eletrônico, o cartão de crédito tem uma função especial, onde representa mais de 70% das vendas em determinadas categorias de produtos.

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