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O efeito das cores em seu e-commerce




Tão importante quanto ter produtos de qualidade, um sistema logístico eficaz e tantos outros atributos fundamentais, é imprescindível ter uma loja virtual apresentável, acessível e bem formatada no ponto de vista tecnológico e visual. 

As cores representam um importante papel no desenvolvimento de uma página que irá prender os seus usuários e mantê-los familiarizados com a sua marca e a sua navegabilidade. 

Veja neste artigo de hoje do Blog do CobreDireto como pintar o sete e trazer mais visitas para a sua loja virtual. 

A influência das cores 

São muitos os especialistas em design e tecnologia brasileiros que escrevem artigos e palestram em diversos eventos pelo mundo sobre a importância das cores no dia-a-dia, não apenas no mundo digital. Um dos nomes que não pode ser ignorado é Martha Gabriel. A Martha é reconhecida internacionalmente como uma das maiores especialistas em tecnologia digital e design interativo no mundo. Dentre suas apresentações, podemos destacar e recomendar a todos os leitores do CobreDireto a sua página de apresentações no SlideShare. Para visualizar, basta acessar o link a seguir: http://www.slideshare.net/marthagabriel 

Aqui no ocidente nós nos acostumamos a atrelar as cores aos sentimentos, principalmente nas festividades de fim de ano, onde milhões de pessoas fazem as ruas parecerem um carnaval antecipado com suas vestes coloridas e, em sua maioria, brancas. 

Um bom exemplo do uso das cores pode ser visto em uso constante por uma gigante rede de fast foods norte americana, que abusa do amarelo e do vermelho em todas as suas mídias publicitárias, com a crença de que a cor vermelha incentive a sede e a cor amarela incentive a fome em seus consumidores. Perceba que a importância das cores é tão influente que, se não bastasse o seu poder subliminar, ainda há relação que é criada entre a sua marca e o seu produto. 

As cores podem, por exemplo, determinar uma relação maior entre seu público-alvo e o tipo de produto que você comercializa, como também é importante para destacar a sua marca ante aos concorrentes. Uma grande rede varejista que recentemente lançou a sua operação de e-commerce, em sua loja utiliza a coloração azul com toques vermelhos e, em sua loja virtual, optou pela utilização da cor roxa. Além das motivações internas, podemos perceber um claro motivo: Há hoje predominantes no e-commerce nacional que se utilizam desta cor, incluindo o Submarino, Walmart, dentre outras. 

A receita do bolo

Trouxemos uma lista para você que está pensando em redefinir as cores do seu site ou e-commerce, que poderão te ajudar a criar novas sensações em seus visitantes. Esta lista demonstra o tipo de sensação que seus consumidores poderão ter ao visitar o seu site, confira:

Vermelho: Força, energia, amor, paixão, perigo, fogo, raiva, revolução… Uma boa pedida para lojas virtuais de produtos eróticos ou venda de complementos vitamínicos para esportistas;

Azul: Harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, tecnologia, liberdade, saúde… Esta é uma das cores mais democráticas. Pode trazer facilmente uma visão mais corporativa para o seu site ou loja virtual;

Amarelo: Energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo… É comum observarmos o uso de amarelo em lojas virtuais voltadas para o público infantil, devido a sua intensidade e energia;

Verde: Natureza, fertilidade, juventude, riqueza, sorte, esperança… Hoje o uso da cor verde está diretamente relacionada a projetos ecológicos. É uma boa pedida para lojas virtuais de produtos naturais;

Branco: Pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, união… A cor branca é considerada por muitos designers como uma cor de limpeza, que dá harmonia à loja virtual quando aplicada em conjunto com cores quentes;

Preto: Poder, modernidade, sofisticação, formalidade… Geralmente o preto em conjunto com o prateado são utilizados para dar um ar mais aprimorado para sites e lojas virtuais.

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