Blog do Cobredireto

Passo-a-passo: Como ativar o Google Analytics para a sua loja virtual




Métricas são fundamentais para saber se a sua loja virtual está sendo visitada e se as suas campanhas de marketing estão no rumo certo. O Google Analytics, ferramenta gratuita de monitoramento de visitas do Google pode ser um grande aliado na definição de suas próximas campanhas de marketing na web.

O artigo de hoje do Blog CobreDireto mostrará como é fácil você criar a sua conta no Google Analytics e também como é muito simples aplica-lo em sua loja virtual, principalmente se você utiliza algum CMS como o Magento, PrestaShop ou OsCommerce.

Criando o seu Cadastro

O primordial do Google Analytics é você fazer o seu cadastro. Siga os passos abaixo para ativar a sua conta e começar a visualizar as visitas da sua loja virtual:

1 – Acesse o endereço: www.google.com.br/analytics;

2 – Clique no link “Inscreva-se Agora” na parte superior direita;

3 – Se você já tem uma conta no Google (Gmail, Youtube, Orkut, etc.) será possível utilizá-la para o Analytics. Se ainda possui, clique em “Crie uma conta agora”;

4 – Preencha com o seu e-mail (que você utiliza normalmente) e insira uma senha que seja diferente da usada em seu e-mail, para sua maior segurança;

5 – Verifique os termos de serviço e clique em “Aceito. Criar minha conta”;

6 – Agora, clique no botão inferior esquerdo “Sign up…”;

7 – Primeiramente o Google solicita que você cadastre o seu website para que ele possa passar a monitorar as métricas. Preencha:

a. Website URL: www.seusite.com.br

b. Account Name: seusite.com.br

c. Time zone country or territory: Brazil

d. Time zone: Preencha de acordo com a sua região

8 – Logo após de tudo preenchido, clique em “Continue”;

9 – Preencha o seu sobrenome e nome neste campo (nesta ordem), além do país “Brazil” e clique em “Continue”;

10 – Leia os termos de serviços do Google Analytics, que fala sobre os dados que serão recebidos e armazenados pelo Google e, se de acordo, clique em “Create New Account”;

11 – Agora o Google nos trará um código que deve ser colocado em nosso website. Diversos CMS de e-commerce como o Magento, PrestaShop, OsCommerce, VirtueMart, dentre outros, possuem plug-ins de integração com o Google Analytics. Se possuírem, basta que você informe o seu código de usuário do Google, que pode ser obtido no próprio HTML, sendo: “UA-12345678-1”, por exemplo;

12 – Se você atualiza manualmente a sua loja virtual, copie e cole o código fornecido pelo Google na página em .html da sua loja virtual (e em todas as que você desejar monitorar), antes do fechamento da TAG </head>. Talvez seja necessário o apoio de um profissional de programação neste passo.

Pronto. Com este passo-a-passo o Google Analytics passará a coletar os dados de visitação da sua loja virtual e os demonstrará dentro do seu painel de controle, disponível na página www.google.com.br/analytics, mediante acesso com o e-mail e senha recém cadastrados.

 

Se você tiver alguma dúvida no procedimento, deixe o seu comentário que nós lhe ajudaremos!

Tags:, , , , , ,