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Passo-a-passo: Como criar o seu perfil e utilizar o Twitter no dia-a-dia




Já falamos bastante sobre o Twitter aqui no Blog do CobreDireto, não é mesmo? Algumas empresas já estão presentes na plataforma, enquanto outras ainda estão receosas quanto à repercussão que será gerada por sua presença no microblog.

O artigo de hoje irá mostrar, passo-a-passo, como registrar a sua conta na plataforma, as principais formas de se comunicar, as melhores ferramentas para acompanhamento do que falam da sua empresa, além de algumas dicas de como se portar em uma das maiores redes de relacionamento da internet mundial. Confira.

O Cadastro

O primeiro passo para fazer parte do Twitter é preencher um simples cadastro através da página www.twitter.com. Ao acessar, na direita serão pedidos alguns dados, como: Nome, E-mail e Senha. O campo nome permite que você se cadastre com a sua marca. Após preencher, clique em “Inscreva-se”. É importante lembrar de inserir um e-mail válido, pois uma confirmação de cadastro é enviada à caixa para que a conta seja ativada.

Na segunda página, em “Nome de Usuário”, preencha com o nome da sua empresa ou marca. Lembre-se que este campo será o responsável pelo seu endereço do Twitter, por exemplo: www.twitter.com/UOL_BoldCron, onde “UOL BoldCron” é o usuário. Aqui é possível apenas a utilização do underline “_” (sem aspas).  Após criar um nome bem intuitivo, clique em “Criar minha conta”.

Pronto, a sua conta está criada! Agora, para fazer login, basta acessar a página do Twitter e inserir o seu e-mail e senha de acesso. Vamos mostrar agora como interagir com a sua conta.

Utilizando a Plataforma

Agora que você já possui a sua conta, mostraremos algumas denominações que são utilizadas no Twitter e farão parte do seu dia-a-dia:

- Tweet: Mensagem enviada através da sua conta do Twitter. Normalmente utiliza-se um “@” antes do nome do usuário ao qual você deseja enviar uma mensagem, por exemplo: Olá @UOL_BoldCron tudo bem?

- DM: Na tradução, direct message, ou seja, mensagem direta. É uma forma de enviar uma mensagem secreta a outro usuário, ou seja, sem que outros usuários a visualizem.

- RT: Ou retweet. É utilizado quando algum usuário planeja reenviar o conteúdo daquela mensagem para todos os seus seguidores.

- Followers/Following: O primeiro termo é utilizado para descrever quais usuários estão seguindo o seu conteúdo, ou seja, pessoas que seguem o seu perfil. O outro termo é usado para saber quais são os usuários que você está seguindo, os quais você visualiza novas atualizações.

No Twitter, você receberá as atualizações de perfis que você seguir. As pessoas colocarão atualizações em seus perfis e você poderá visualizar estes updates diretamente no seu Twitter. O mesmo acontece para você divulgar as suas atualizações, pessoas precisam seguir o perfil da sua empresa para se ficarem por dentro de tudo que seu perfil divulga.

Através da utilização do @NomeDoPerfil no Twitter, você mandará mensagens para pessoas, independente de elas seguirem a sua empresa ou não. Tome cuidado para que esta possibilidade não seja utilizada de forma intrusiva.

Ferramentas que Podem te Ajudar

Existem alguns desenvolvedores que fazem sistemas compatíveis com o Twitter, que poderão te ajudar a ter uma maior interação com seus clientes, confira:

- TweetDeck: Após utilizar o Twitter no formato web, talvez seja interessante utilizar uma ferramenta como o TweetDeck. Com ele você pode acompanhar todas as atualizações de seus contatos, além de criar pesquisas com palavras-chave específicas (que pode ser a marca da sua empresa);

- TweetBeep: Se você deseja receber as novidades do Twitter em seu e-mail, é possível criar alertas com o TweetBeep. A ferramenta funciona de forma semelhante ao Google Alerts, onde o usuário insere uma palavra-chave e sempre que ela for citada na rede social um comunicado será enviado. É possível definir o tempo de envio dos e-mails, dentre outras configurações;

- TwitterCounter: Este é um dos aplicativos mais completos para status da sua conta no Twitter. Possui estatísticas de seguidores, mensagens enviadas, RTs, dentre outros dados.

Conteúdo de Relevância

Agora que você já sabe como interagir no Twitter, passe a criar conteúdo de relevância, integre o seu perfil com outras redes sociais (e até mesmo blogs) e divulgue as suas promoções!

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