Blog do Cobredireto

Passo-a-passo: Como rastrear entregas com o Muambator




 

Dando continuidade à série de artigos semanais do Blog do CobreDireto “Passo-a-Passo”, mostraremos hoje como proporcionar aos consumidores da sua loja virtual o rastreamento de seus pedidos, sem que seja necessário utilizar qualquer servidor da sua loja e também sem que haja a necessidade de integração com a ferramenta.

Sabemos que um dos maiores desafios do e-commerce é o processo logístico. No Brasil, um país de proporções continentais, as mercadorias podem tardar a chegar às casas de seus clientes. Empresas como os Correios (o mais utilizado por micro e pequenas lojas virtuais em suas entregas) fornecem códigos de rastreamento no momento em que o produto é postado. Este código, por sua vez, é enviado aos consumidores para que possam verificar onde se encontram as suas mercadorias. No entanto, são poucos os que acessam continuamente o sistema web da empresa para acompanhamento da entrega.

É possível anexar o sistema dos Correios à sua loja virtual, com atualizações automáticas via XML, porém é um processo técnico, que sem dúvida lhe custará um valor que poderia ser direcionado às campanhas de divulgação da sua empresa. Pensando no acompanhamento das entregas online, foi lançado o Muambator. O nome, bastante sugestivo, foi criado para uma ferramenta que permite o controle de encomendas de forma automatizada, com atualizações sendo feitas via e-mail.

Confira no artigo de hoje como é fácil utilizar o Muambator e o recomende para que seus clientes acompanhem a atualização do status de entrega de seus pedidos sem terem de acessar continuamente o site dos Correios para tal.

Utilizando o Muambator

O Muambator dispensa qualquer tipo de integração com o seu website, por isso recomendamos que o link da ferramenta seja enviada via e-mail aos seus clientes junto ao código de rastreamento dos Correios. Através do Muambator é possível fazer o acompanhamento em tempo real (via e-mail ou Twitter) de mercadorias que são enviadas através dos Correios, Hong Kong Post e China Post (representantes oficiais de seus países). Em breve a plataforma será adaptada para outras empresas, como o USPS do governo norte americano, por exemplo.

1 – Primeiramente, acesse o website do Muambator para criar o seu usuário: www.muambator.com.br e clique sobre o link superior “Registre-se”;

2 – Preencha os dados e escolha se você deseja receber as atualizações através de seu perfil no Twitter e e-mail;

3 – Assim que o cadastro for efetuado, uma mensagem de confirmação será enviada para o seu e-mail;

4 – Acesse novamente o website e faça login na plataforma e clique no link superior “Pacotes”;

5 – No menu direito, preencha os dados de rastreamento dos Correios e uma palavra-chave para você se lembrar de qual produto se trata. O campo de e-mail só deve ser preenchido se você deseja, além de receber o comunicado na sua caixa de cadastro, copiar a mensagem para outras pessoas;

6 – Pronto. Agora o seu pacote já deverá aparecer na parte central da janela, onde as bandeiras coloridas indicam a situação em que se encontra a sua entrega. A cada nova movimentação da sua mercadoria, você receberá um e-mail automaticamente informando o procedimento.

Pronto, é simples assim. Todos os pacotes que forem cadastrados na ferramenta terão as suas atualizações enviadas para o e-mail do cliente de forma automática. Além disso, é possível arquivar os pacotes já concluídos, onde você sempre terá um histórico daquela entrega guardado. Você também poderá excluir e incluir quantos rastreamentos desejar.

Para os que preferem ter controle sobre o processo, também é possível criar uma conta em nome de sua empresa e adicionar todos os rastreamentos enviados, recebendo as atualizações via e-mail, bem como os consumidores.

O Muambator é totalmente gratuito, sendo suportado apenas por doações de seus usuários.

 

Tags:, , , , , ,