Blog do Cobredireto

Pense no e-commerce como um novo – e lucrativo – canal de vendas




Em muitos eventos que percorremos no ano passado, ouvimos de muitos empresários um pouco receosos com o novo passo virtual, que eles não gostariam de deixar as suas lojas físicas de lado para investir na loja virtual, uma vez que já tinham uma clientela fiel, estabilizada e que não pretendiam deixar toda a sua história de sucesso no varejo tradicional para trás.

Alguns outros nem mesmo possuíam loja física, tinham potencial para abrir as suas lojas virtuais, mas estavam com medo das possíveis fraudes que poderiam levar em suas lojas virtuais e, principalmente, o medo do desconhecido proporcionado pelas novas tecnologias para quem não está totalmente habituado.

Em ambos os casos a nossa equipe os orientou, informando que a loja física não precisava ser deixada de lado e que a internet possuía fraudes, como no comércio tradicional corria-se o risco de ter a sua loja roubada, invadida, enfim. Os riscos são diferentes, mas os riscos já existem e sempre existirão, tanto no mundo virtual quanto no varejo tradicional.

Você não precisa abandonar a sua loja!

O mais interessante de um comércio eletrônico é que ele está disponível para quem já tem e para quem pretende lançar uma marca, produto ou serviço, ou seja, se você possui estrutura física, uma empresa montada e um ponto comercial, não precisa abandonar nada disto para entrar no mundo virtual, basta abrir a sua loja virtual (após planejar, é claro) e investir nesse novo mercado.

Para quem ainda não abriu uma loja física, saiba que dependendo do produto que será vendido, a sua cidade pode ainda não estar preparada para recebe-lo por uma série de fatores, e é neste ponto que a loja virtual servirá como uma vitrine de seus produtos para o Brasil e o mundo!

Atenção e Foco!

A loja virtual veio para se tornar um novo canal de vendas, como as vendas por telefone cresceram nas últimas décadas do século XX. Como no serviço de televendas, é necessário dispender tempo e pessoal para isso. Então, saiba que é necessário contratar uma equipe para cuidar da sua loja virtual depois de pronta. Muito dificilmente os resultados virão se uma devida e concreta atenção não forem dadas ao meio virtual!

O primeiro passo é o planejamento. Pesquise pelos concorrentes que já vendem online, procure saber de lojas físicas de sua região que estão se preparando para o e-commerce, faça um levantamento de pré-requisitos e procure parceiros que possam desenvolver a loja virtual para a sua empresa ou sites que oferecem soluções prontas para tal. O importante é lembrar que, por ser um novo canal de vendas – e muito lucrativo por sinal – quanto mais atenção for dada e investimento for direcionado corretamente, maior será a possibilidade de dar certo!

Bom trabalho e sucesso!

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