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Por dentro da Zappos: A garantia que garante! (Final)




Se você ainda não leu os primeiros artigos desta série, clique nos links a seguir: Introdução, Parte 1 e Parte 2.

Finalizando a nossa série de artigos sobre a análise de casos da Zappos, gigante e-commerce norte-americano focado na venda de sapatos, falaremos um pouco sobre a garantia de satisfação de sucesso adotada por eles.

O Desafio

Como falamos na introdução deste artigo, a primeira venda para um novo cliente é um grande desafio, mas para a Zappos é ainda maior, pois trabalham com um produto em que o tato fala muito mais alto.

O principal desafio da Zappos era passar uma maior confiança ao comprador na primeira aquisição, para que ele pudesse se familiarizar com suas formas e modelos, além de comprovar a qualidade de seus sapatos.

A Superação

A Zappos mantém uma política de devolução que defende não apenas a necessidade do cliente, mas também a sua vontade. Nessa política o consumidor pode adquirir diversos modelos de sapatos diferentes e devolver aqueles que não servirem ou simplesmente não lhe agradarem. Há também uma outra garantia que você pode devolver um calçado em até 365 dias após a compra.

Este tipo de estratégia comercial recebe aporte de capital do departamento de marketing, uma vez que se trata de uma divulgação que tende a crescer como um trabalho de formiga, ou seja, no boca-a-boca.

Moral da História

Como pudemos observar neste três últimos artigos, o comércio eletrônico está aberto para a oferta de qualquer tipo de produto, porém como no mercado de negócios físico, o que vai te diferenciar dos seus concorrentes, além da qualidade e preço, é a sua criatividade e coragem para inovar. Tony Hsieh , da Zappos, conseguiu e hoje é um dos jovens empreendedores mais ricos dos EUA.

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