Blog do Cobredireto

Queima de estoque, este é o momento




Pronto, passamos da febre de vendas natalinas. Muitas pessoas presentearam os seus entes queridos e movimentaram a economia brasileira. Mas, será que realmente tudo acabou e não é possível tirar nenhum proveito deste período pós-natal?

Falaremos hoje neste artigo sobre o aproveitamento das vendas pós-natal para o e-commerce, onde o desafio é muito maior do que no comércio tradicional, afinal os clientes estão em viagem e raramente observam as suas caixas de e-mails.

Queime o seu estoque!

É isso mesmo, separe todo o seu estoque que não foi vendido no natal (e havia sido adquirido para esta finalidade) e os aproveite como forma de capitalizar os seus outros produtos. Como em todas as situações que envolvem o marketing, há que se capitalizar o negócio de alguma maneira e, por isso, uma boa forma de fazê-lo é aproveitando o seu estoque natalino. Coloque preços que se aproximem do preço de custo de cada produto – neste caso, eliminando a sua margem de lucro – e passe a vendê-los em seu e-commerce.

Neste ponto é importante ter uma loja virtual que permita a venda cruzada de produtos, afinal é aí que está o segredo do negócio. A tendência é que você tenha mais visitantes por conta dos descontos anunciados nos produtos que foram adquiridos para as vendas no natal e, com o anúncio de outros produtos na mesma página de venda do “produto-âncora” (denominado assim, pois foi o responsável pela visita do seu cliente), você poderá obter a sua margem de lucro.

Esta é uma medida comumente utilizada no varejo tradicional, mas que também pode ser utilizada em sua loja virtual, com uma taxa de sucesso bem grande.

O meu cliente não lê os seus e-mails… E agora?

Não se preocupe! É normal o fluxo de abertura dos seus anúncios enviados via e-mail (e-mail marketing) diminuir neste período do ano, por isso encontre uma forma de contornar este problema. Continue, é claro, mandando os e-mails, afinal um percentual – mesmo que menor – dos seus clientes ainda irá visualizá-los, porém associe esta prática a outras que possam ter sucesso.

Um exemplo não prático e figurativo, apenas para ilustrar o nosso artigo poderia ser encontrado no patrocínio de sites de regiões e cidades turísticas, com anúncios em banners em posições estratégicas, divulgando produtos que tenham referência às viagens de férias de fim de ano. Esta é apenas uma ideia que pode motivar você a encontrar outras formas de divulgação dos seus produtos no pós-natal!

Os descontos são importantes para adquirir novos clientes

Aproveitar este período de grandes descontos é importante não apenas para retornar às compras os seus antigos clientes, como também capitalizar novos compradores. Um cliente satisfeito tem a possibilidade de indicar os seus produtos ou serviços para seus amigos e familiares, por isso, mesmo em uma situação em que você não tem lucro algum sobre a venda, procure entregar os produtos dentro do prazo e deixar sempre os seus clientes informados sobre prazos e procedimentos.

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