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Redes sociais, um novo e lucrativo canal de vendas




A evolução e o poder das redes sociais são evidentes, tanto que foram responsáveis por inúmeros feitos, como por exemplo: A vitória de Barack Obama nas eleições norte-americanas; A demissão de várias pessoas por publicarem opiniões pessoais na rede; Propagação em primeira mão do terremoto chileno antes das mídias tradicionais, enfim, estamos mais do que nunca conectados neste novo e poderoso tipo de mídia.

Hoje, através do Twitter você pode demonstrar ao mundo quais músicas você está ouvindo, vídeos que está assistindo, sites que está visitando e até mesmo em qual restaurante está jantando através do revolucionário FourSquare.

Os responsáveis diretos pelo avanço no uso das mídias sociais e, principalmente do Twitter têm nome, são os SmartPhones! É comum encontrar pessoas das classes C e D com smartphones navegando pela internet. Hoje, há muitas operadoras que oferecem pacotes de acesso à internet exclusivos para celulares pré-pagos, o que oferece uma flexibilidade muito grande aos menos avantajados financeiramente ou às pessoas que pretendem acessar a web esporadicamente. Este avanço tecnológico proporcionou uma condição incrível: O aumento de potenciais clientes na rede.

Um novo canal de vendas

Como o telefone nos anos 90, as redes sociais são hoje sinônimo de branding e captação de mercado. Muitos podem se lembrar da febre das ofertas de serviços por telefone (telemarketing) no início dos anos 2000. As redes sociais hoje passam por uma situação semelhante: O crescimento da quantidade de ofertas por canal.

Diferentemente do telemarketing, em que sem saber quem estava ligando o consumidor acabava atendendo a ligação e, muitas vezes, para não ser indelicado dava completa atenção ao vendedor, nas redes sociais são os clientes que definem o que, de quem e quando irão prestar a atenção em algo.

Nas redes sociais – que se tornaram um novo e tão lucrativo canal de vendas – comercializa-se muito mais do que meros produtos, vendem-se ideias, vontades e, principalmente o conteúdo como um todo. Por isso, não pense que o simples fato de ter um perfil da sua empresa no Twitter esbanjando promoções e ofertas de produtos, é o suficiente para aumentar o seu número de seguidores e agradar aos seus potenciais clientes. Há a necessidade de se pensar de um modo geral, agregar conteúdo à sua marca, torná-la famosa na rede como propagadora de conhecimento para, aí sim, investir na divulgação dos seus produtos que passarão de uma simples oferta, para formadores de opinião.

Além de que, com mais consumidores atraídos pelo conteúdo da sua empresa, há uma possibilidade ainda maior que grande parte destes tornem-se consumidores freqüentes de seus produtos.

Conclusão

O poder das redes sociais é evidente e pode ser aproveitado por todos, porém irá ter um destaque maior quem agregar conteúdo à sua marca e não somente mostrar que sabe fazer promoções em 140 caracteres. Pense nisso.

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