Blog do Cobredireto

SEO e WebAnalytics: ferramentas fundamentais para o sucesso




Você já conhece estes dois termos? SEO significa, em português, Otimização para Mecanismos de Busca . WebAnalytics é a ciência de analisar os números que os visitantes do seu site oferecem.

São duas práticas essenciais para o sucesso na internet. Sem um site otimizado para buscas e boas análises das visitas, seu percurso e resultados, a o mundo digital se transforma num enorme jogo de achismo – quando na verdade é o lugar onde mais se pode ter informação e aperfeiçoar sempre seu negócio.

Aos fatos: SEO e WebAnalitcs, a dupla que garante o sucesso

Mais de 90% dos internautas utilizam buscadores para encontrar o que elas querem na internet. Estar na primeira página de um buscador, principalmente do Google, que é o mais usado até agora, é algo de extremo valor, pois significa ser uma das primeiras opções quando alguém procura por algo que você oferece.

Fazer isso não é trabalho fácil. Mesmo. Exige saber mais que palavras-chave e seu uso. Envolve cada área da internet: arquitetura da informação, usabilidade e, principalmente, conteúdo. Sim, porque é o conteúdo que os robôs de busca verão. Detalhe: não adianta apenas ter o conteúdo. Ele precisa ter relevância. A medição de relevância é o xis da questão e o pedaço mais complexo deste trabalho.

Mesmo com profissionais realizando a otimização, ela de nada adianta se você não acompanhar, de forma permanente e consistente o tráfego em seu site. De onde as visitas vem? Quem são? O que fazem? Onde estão? Onde saem? Estas são apenas três perguntas que qualquer programa de webanalicts pode responder. Ter esta informação é ter o verdadeiro ouro da internet, que nenhuma outra mídia entrega.

É com esta informação que você garante a melhor experiência do seu cliente – e o fechamento de compras num e-commerce. Por isso, vale investir em treinamento, estudo e aperfeiçoamento constante para que sua loja esteja sempre bem posicionada – e cumprindo suas funções.