Blog do Cobredireto

Sugestões de plataformas para o seu E-commerce




Esse post é para os desenvolvedores de plantão que estão embarcando agora no e-commerce. Separamos aqui uma lista de alguns CMS que seguram o tranco e podem servir como base estrutural para seu estudo ou desenvolvimento de lojas virtuais para clientes.

#1 – Magento – www.Magento.org

Sem dúvida é uma das – se não for a melhor – plataformas de e-commerce do mercado. Tem grande capacidade de personalização e atende muito bem desde os micros aos gigantes e-commerces. Tem uma comunidade enorme e bem organizada de desenvolvedores e um fórum bem recheado que é um prato cheio para os iniciantes. Por ser estruturado em Zend Framework, acaba se tornando muito pesado para a empresa que o hospedará e, em muitos casos, podem te cobrar taxas adicionais pelo seu uso. Jabá à parte, o UOL HOST aguenta bem o serviço!

#2 – OS Commerce (OSC) – www.OSCommerce.com

Antigo conhecido dos desenvolvedores mais experientes, o OsCommerce tem perdido espaço para o Magento e outras soluções estruturais para e-commerce. Uma vantagem bastante interessante é que, em comparação ao Magento, tem uma estrutura mais simples de ser compreendida e em decorrência disto é mais fácil de ser customizado. Uma opção bem bacana para os iniciantes começarem seus estudos. É OpenSource (como o Magento).

#3 – PrestaShop – www.PrestaShop.com

Há uma frase bem conhecida entre os utilizadores do PrestaShop que tira os cabelos de muita gente: “Será que presta mesmo?”. Bem, é uma plataforma completa, muito bem desenvolvida e às vezes lembra o OSCommerce. É de fácil adaptação e customização, além de possuir uma comunidade brasileira exclusiva que está crescendo. Um dos pontos negativos é que a maioria de seus plugins oficiais são pagos, o que afugenta adoradores em busca de conhecimento. É uma opção bacana para quem não se adaptou ao Magento.

E o CobreDireto, já está integrado com algum destes CMS?

Mas é claro que sim! Não faríamos uma propaganda à toa, não é? Hoje o CobreDireto já tem integração automática feita através de scripts prontos com os seguintes CMS (clique no nome do CMS para baixar o módulo):

Magento: Módulo pronto e 100% funcional (disponível também via Magento Connect);

OSCommerce: Basta baixar, descompactar e instalar na sua versão atual do OSC;

VirtueMart: (do Joomla!): É necessário possuir o Joomla! e o VirtueMart já instalados;

WP-Ecommerce: (do WordPress): Clique no link para mais detalhes, pois é preciso ativar algumas bibliotecas no seu PHP.ini;

Outro CMS ou sistema próprio de E-commerce: Para todos os outros, ainda existe o Webservice CobreDireto. Você pode integrar na sua loja virtual ao seu modo!

Se você quer ajudar a nossa equipe a desenvolver módulos para outros CMS, deixe uma resposta neste post!

E tem muito mais!

Há ainda algumas outras soluções, como o Zen Cart, VirtueMart (do Joomla!) e o poderoso plugin de WordPress: WP E-commerce, que transforma o teu blog em uma excelente ferramenta de vendas pela internet e muitos outros, que ficarão para um próximo artigo!

Até lá!

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,