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Use o Google AdWords para o seu negócio (1ª parte)




O Google Adwords é uma maneira simples e rápida de fazer publicidade na internet. Os anúncios são mostrados online, perto dos resultados de pesquisa, quando um usuário procura por determinado produto ou serviço, bem como em outros sites parceiros – blogs, por exemplo.

Se o usuário clicar no anúncio, é levado para o seu site, ligando-se desta forma eficaz quem procura informação de quem oferece serviços ou produtos. O fato deste sistema se basear apenas no pagamento de cliques efetivos faz com que seja chamado pay per click (ou pague o clique).

Para criar uma campanha com esta ferramenta, é preciso escolher as palavras-chave ligadas ao seu negócio. E há que haver muito trabalho de pesquisa e planejamento antes de definir a sua estratégia – lembre que é sempre interessante, no marketing, pensar a longo prazo.

Além disso, no Adwords, você pode determinar o valor máximo que pagará para cada clique (Custo por Clique ou CPC). Se você incluir a grande rede de parceiros no plano, pode também escolher onde acontecerá a exibição e, neste caso, pagará o preço definido por cada mil vezes que o anúncio for mostrado (Custo por Milhar ou CPM).

Antes de começar você vai pagar um valor de ativação. O controle da campanha fica em suas mãos e você tem total controle sobre o orçamento e CPC. Lembre: seu objetivo é captar novos visitantes para o seu site. A esta altura, vale reler (ou ler) o nosso tutorial sobre SEO.

Antes de começar responda às seguintes perguntas:

- O que faz a sua empresa? Qual é a sua linha de produtos ou serviços?

- Qual é o seu público-alvo potencial? Existem diferentes públicos-alvos, que vão exigir que selecione diferentes palavras-chave para cada um deles?

- O que pretende promover e que ação quer que os visitantes vindos da campanha tomem no seu site?

- O que seria um bom resultado da sua campanha Adwords?

- Qual seria um bom retorno do investimento em Adwords?

Ao responder estas perguntas, você tem os objetivos da sua campanha de marketing online no Adwords. E poderá criar um planejamento estratégico para que ela funcione mesmo.

A campanha por dentro

Uma campanha Adwords é constituída por grupos de anúncios (ad groups) e dentro destes por anúncios (ads) e por palavras-chave (keywords) ligadas a cada anúncio. Sempre que alguém procura por uma palavra-chave selecionada, o anúncio ligado a ela é mostrado. Quando ocorre um clique, esse clique é atribuído a essa palavra-chave, grupo de anúncio e campanha, respectivamente.

Como para determinadas palavras-chave existe muita concorrência, o Adwords baseia-se num sistema de leilão, para determinar em qual posição um anúncio será exibido. O valor mínimo que estamos dispostos a pagar (CPC mínimo) é um fator determinante para assegurar determinada posição, mas não é o único. O sistema diferencia-se dos outros sistemas de PPC (pay per click) por avaliar a relevância dos anúncios que apresenta aos usuários. Por esta razão um conjunto de fatores, a que é dado o nome genérico de Quality Score, determina a posição final do anúncio. São eles: o CPC mínimo, a relevância do texto do anúncio e a relevância do site para onde o anúncio leva.

O Quality Score é importantíssimo, por isso, depois de responder as perguntas que indicamos, corra ao Google Insights (que oferece os termos mais buscados e suas variações) e faça uma pesquisa criteriosa das palavras-chave aplicadas.

Outro detalhe importante, quando se coloca uma campanha com Adwords no ar: acompanhe os acontecimentos de perto. Nada de fazer a campanha e voltar depois de 15 dias, combinado? É preciso muita expertise e conhecimento, porque o sistema é usado por muita gente e há muita demanda em todos os setores.

Vamos aprofundar tudo isso na segunda parte deste artigo.

Via Blog do E-Commerce