Blog do Cobredireto

Use o Google AdWords para o seu negócio (2ª parte)




Otimizando as campanhas Adwords

À medida que a campanha Google Adwords corre, agrega dados estatísticos que servem para aferir da sua performance. Existem 3 valores básicos que funcionam como barômetro da performance de uma campanha Adwords: cliques, CTR e ROI. O número de cliques mostram, de maneira evidente, o sucesso da campanha. O objetivo de qualquer campanha PPC é obter cliques nos anúncios. Se estiver descontente com o número de cliques obtidos, deve focar-se nas suas palavras-chave; possivelmente incluindo mais palavras-chave, poderá obter mais cliques.

O CTR (click through rate) é uma medida percentual obtida dividindo o número de vezes que um anúncio aparece pelos cliques obtidos. Quanto menos vezes um anúncio tem de aparecer para ser clicado, mais ele é eficaz. Para aumentar a performance do CTR, devemos fixar-nos na qualidade do texto dos anúncios e no uso de palavras-chave negativas (negative keywords). O ROI (return on investment), ou retorno do investimento, é uma medida que

mede o sucesso global do investimento em Google Adwords. Compara o investimento global lado a lado com os resultados mensuráveis obtidos (leads, vendas, downloads e outros). Geralmente observa-se uma melhoria do ROI

otimizando a campanha nos seu todo (keywords, anúncios e landing pages).

Como se pára uma campanha e se inicia outra?

O Adwords é muito flexível. Pode a qualquer momento pausar a sua campanha e retomá-la quando quiser, ou estabelecer em que momento do dia, da semana ou mês os seus anúncios vão aparecer. Quando uma campanha acabar, pode começar outra, dirigida a um produto ou serviço diferente, estabelecendo novas keywords, orçamento e textos de anúncios.

Em linhas gerais é mais ou menos assim que as coisas funcionam no AdWords. De início parece meio complicada a “sopa de letrinhas”, mas com o tempo você se acostuma e até acaba gostando. Se for demais para você, ainda existe a opção de fazer um curso sobre AdWords ou então contratar uma consultoria para fazer isso, o que torna as coisas bem mais fáceis é claro. Em nosso site vários anunciantes prestam este tipo de serviço, é uma questão de perquisar para saber qual deles atende às sua necessidades.