Blog do Cobredireto

Vídeos em e-commerces, a tendência já pegou




Semana passada nós falamos sobre a emergente tendência de aplicação de páginas exclusivas para celulares, onde é possível abranger todo o mercado de acesso móvel do país e deixa-los como possíveis compradores em sua estrutura, porém é uma realidade para poucos e-commerces no país.

Hoje trazemos uma tendência que já está ativa em muitas lojas virtuais brasileiras – principalmente as grandes – e é possível implementá-la também na sua estrutura: Os vídeos-demonstrativos.

Dê liberdade ao seu cliente

Sabemos que o Código de Defesa do Consumidor protege os clientes que compram produtos sem averiguá-los fisicamente, permitindo que em até sete dias após a compra, o produto possa ser devolvido, pelo arrependimento da aquisição. Com tantas imagens em sites e suas informações de “imagem meramente ilustrativa”, os órgãos de defesa do consumidor têm razão em dar causa ganha aos reclamantes.

Nem sempre os clientes agem de má fé ao requerer a devolução de seu dinheiro pelo arrependimento da compra. Este tipo de medida pode ser tomada por não se possuir uma opinião concreta dos produtos apenas pelas imagens e descrições demonstradas. Há casos em que as descrições são copiadas e coladas de seus fornecedores (muitas vezes, em inglês) e as imagens estão em baixa resolução, não permitindo uma conferência completa do cliente.

Os vídeos-demonstrativos chegaram para incentivar ainda mais o conhecimento do produto por parte do cliente, uma vez que poderá ver o seu tamanho real (em comparação às pessoas que possam aparecer no vídeo), a sua funcionalidade e operacionalização.

Um vendedor voraz

Como as lojas virtuais, ao contrário do comércio tradicional, não possuem o apelo sentimental de uma compra, uma vez que – em muitos casos – os vendedores via chat online são acionados apenas quando são requisitados pelos clientes, são as informações da sua loja virtual que farão com que o cliente se interesse por determinado produto.

Os vídeos são vendedores vorazes, com alta capacidade de explanação e geração de interesse em seus clientes. Com ele, é possível observar detalhes do produto que não são possíveis através de imagens ou apenas descrições.

Muitos fornecedores e indústrias grandes já fornecem para seus lojistas e representantes comerciais vídeos-demonstrativos de seus produtos que podem ser colocados em seus sites.

Tenha em sua loja também

Converse com os responsáveis técnicos pela sua loja virtual ou implemente você mesmo vídeos-demonstrativos de produtos. É possível adicioná-los no YouTube e fazer a interligação em sua loja virtual, assim, além de demonstrar os seus produtos para os seus clientes, você terá a possibilidade de angariar mais visitas de usuários que virão do YouTube!

Tags:, , , , , ,